Big Momma's House II
(comédia,
USA, 2006),
de John Whitesell.
por Paulo Ayres
Apesar de a continuação também se chamar Big Momma' House, o segundo filme não se passa na casa da Big Momma. A senhora obesa é requisitada para ser babá, ao estilo de Mrs. Doubtfire (1993). Além de se diferenciar dos eixos temático e estrutural do primeiro filme (2000), o enredo de Big Momma' House II é montado no aspecto mais serviçal de uma sátira medíocre. Deslocada, a personagem do personagem Malcolm Turner (Martin Lawrence) funciona como empregada doméstica e coach ontológica para os pequenos dilemas de uma família nuclear de classe média alta. Entre os filhos, por sua vez, mesmo havendo duas futuras atrizes famosas, Chloë Grace Moretz (Carrie) e Kat Dennings (Molly), o único que tem alguma graça é o bebê que nem possui o seu próprio subplot, só se ocupando de saltar de móveis ou comer esponja de aço e areia.
Com efeito, quase se esquece que se trata de uma comédia criminal sobre uma empresa envolvida em delitos digitais, pois isso é secundário para as intenções do roteiro extremamente edificante. Daí que a família branca nem fica sabendo a verdade no final — com exceção do pai, que se safa de ser preso, pela intervenção de Malcolm, em troca do compromisso de se dedicar à sua célula social, assim como o servidor do FBI se dedicará ainda mais à sua. Tanto familismo assim, entretanto, não impede que haja alguns escapes mais corrosivos, ainda que raros, como a sequência no spa, onde até o fantasma da tendência poliamorosa se insinua para ser logo soterrado em meio às dondocas e modelos. Por mais que a Big Momma corra, requebre e faça piruetas, os movimentos nessa comédia são pesados.
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Lista de crime comedy no subgênero lumpen fiction:
[0] Primeiro tratamento: 01/09/2021.
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