sábado, 23 de agosto de 2025

Vizinhança niilista

 Cuando Acecha la Maldad

(tríler,
ARG/USA, 2023)
de [ ].


por Paulo Ayres

Entre todos os gêneros temáticos, o mais suscetível à “niilização” é, ao que parece, a ficção sobrenatural. Ou, pelo menos, na configuração de tríler sobrenatural, a impressão que se tem é de que uma fração considerável das obras se abre para a possibilidade de afirmação degradante. O drama argentino Cuando Acecha la Maldad é um dos exemplares dessa proposta perturbadora, sendo tecnicamente bem feito na meta de criar uma sensação angustiante e repulsiva de pesadelo sem fim.
 
Tríleres sobrenaturais recentes como The First Omen (2024) e Immaculate (2024) possuem uma semelhança  com Cuando Acecha la Maldad no tema da entidade demoníaca. No entanto, diferente dos dramas edificantes dos Estados Unidos, o filme (predominantemente) sul-americano se baseia na vontade narrativa de autodestruição permanente.
 
Escrito e dirigido por [Demián Rugna], Cuando Acecha la Maldad não investe num ambiente de sacerdócio católico subvertido por um diabo — como os filmes gringos comparados —, mas começa num clima de apocalipse rural em andamento, com a vizinhança de um pueblo procurando se livrar ou se esquivar de possessões demoníacas como se fosse uma epidemia quantificável. Curioso como esse fator sobrenatural de contágio é tratado, por vezes, como um fator biótico de ficção científica. Curioso e estranho, afinal, como impedir que essa força possua todas as pessoas? Numa tática narrativa de contagem de corpos e horror corporal, o tríler faz bem o trabalho de montar uma tensão constante, mas seu conteúdo é contraditório esticando essa incoerência interna.
 
Um “embichado” — como chamam um possuído naquela condição — torna-se um ponto de gravidez putrefata e irradiação da peste imaterial. Pedro Yazurlo (Ezequiel Rodríguez) é o protagonista que busca salvar os filhos dessa contaminação. Se o filme é uma desgraceira do início ao fim, o momento em que Pedro vai à casa da ex-esposa, ver seus filhos, é o suco concentrado da proposta perturbadora. Um cachorro grande recebe um tratamento digital para realizar um ataque traiçoeiro. Em seguida, aparições e telefonemas de assassinados completam o túnel do terror. O triunfo do símbolo do mal se dá numa pequena seita de crianças homicidas. Em Immaculate, a Irmã Cecilia (Sydney Sweeney) faz o parto sozinha e esmaga o anticristo recém-nascido; em Cuando Acecha la Maldad, um capetinha nasce no meio de uma pilha de cadáveres. O drama niilista até parece criar um desdobramento instigante sobre um filho autista de Pedro, mas logo retorna ao seu rumo de estar sem rumo.
 
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