(comédia,
DOM, 2025)
de Yasser Michelén.
por Paulo Ayres
Depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022, um dos debates mais intensos na história materialista — e de maneira mais específica na economia política — é se a Rússia atual é ou não um país imperialista. Independentemente das respostas apresentadas — imperialista, proto-imperialista e anti-imperialista —, é um evento marcante nas relações geopolíticas de nível internacional. O mundo unipolar pós-URSS volta, gradativamente, a ter aspecto bipolar ou com tentativa, ao menos, de ser multipolar. O risco da Terceira Guerra Mundial também está presente na ficção e agora foi renovado pela nova fase do capitalismo tardio.Ironicamente, Los Rechazados se passa num velho submarino, chamado de 1844, comprado da Rússia capitalista pelo governo dominicano. A negociação com os russos, embora com direito aos gorros soviéticos, é para servir Washington numa operação em direção à China, a nova superpotência. Escalados e submergindo estão oito párias do país caribenho.
A missão secreta é comandada pelo veterano da Segunda Guerra, Capitão [Espaillat] (Salvador Perez Martinez), tendo o Suboficial Bermúdez (Fausto Mata) como seu braço direito para liderar as atividades dos recrutas dentro do submarino. A comédia política de [Yasser Michelén] tem um ponto de virada na mudança de rota e de roupa do capitão. Um vermelho destoante emerge entre uniformes azuis no confinamento marítimo. Não era exatamente o caso de um agente duplo, mas de redirecionamento estimulado por indícios de demência. No nível ficcional de Los Rechazados, o giro acentua a caduquice das coordenadas bélicas entre as nações.
Com a morte do capitão, Bermúdez assume o posto e a sátira edificante se concentra na sobrevivência da tripulação. De um tipo de bucha de canhão, o grupo passa a ilustrar, via grande mídia, a capacidade de resistência da humanidade em situações adversas. Isso se conecta com o tema dos riscos da guerra mundial, oferecendo um símbolo humanista. O enredo se passa em março de 2028, mas lida com algo que está sempre no radar no nosso mundo. Os momentos com músicas clássicas indicam que certas pompas e circunstâncias podem apontar para a superfície marítima ou afundar. Los Rechazados, ademais, além de ter um tom diplomático, trata de um auto-resgate.
= = =
Lista de historical comedy no subgênero political fiction:
Lista de historical comedy no subgênero political fiction:
= = =
Nenhum comentário:
Postar um comentário