(folhetim,
USA, 1989),
de Mark DiSalle
Um ano após estrelar Bloodsport (1988), Jean-Claude Van Damme repetiu a dose em outra sátira edificante sobre lutas de arte marcial em ringue. Todavia, diferente da ficção histórica anterior, Kickboxer é um folhetim criminal, pois se passa no presente de quando foi feito. Uma lumpen fiction, mais precisamente. A jornada do estrangeiro branco se tornando um superlutador de muay thai,
em meio aos asiáticos pobres de aldeias simpáticas e instituições
corrompidas, possui reviravoltas no enredo que acrescentam um
combate à organização criminosa e fazem das figuras em torno de Kurt Sloane meros instrumentos de seu progresso individual.
O filme é simples, mas, às vezes, nos perguntamos se essa sátira é o resultado de um aluno bem disciplinado reproduzindo os clichês de filmes estadunidenses como objeto de ironia. Os momentos de humor passageiro estão bem distribuídos e, entre eles, há a memorável sequência da dança bêbada. Além disso, a dose de racismo na visão de mundo — ingrediente comum no entretenimento de países ricos tratando a periferia capitalista — está pequena e diluída, tendo, inclusive, uma mocinha asiática. Por outro lado, a presunção estúpida prevalece no propósito de Kurt, em busca de uma vingança — tratada não só como nobre pela narrativa, mas também com um verniz esotérico de budismo fast food e com direito a um treinador tailandês (Dennis Chan). O treinamento está no foco da trama, como na estrutura de um Karate Kid (1984), diferente de Bloodsport, em que o treinamento está em flashbacks.
Com o pé na porta, Kickboxer não tem receio de se expor ao ridículo e meter os pés pelas mãos. Esperando a teimosia desse “vencedor”, estarão lá lhe aplaudindo algumas crianças terceiro-mundistas, a namorada que foi estuprada pelo vilão, o amigo militar aposentado, o irmão na cadeira de rodas e o velho mestre. Mensagem motivacional tão exagerada que quase se torna um deboche de si mesma. Quase.
= = =
Lista de historical feuilleton no subgênero crime fiction:
[0] Primeiro tratamento: 21/07/2020.
= = =
Nenhum comentário:
Postar um comentário