Pantaléon y las Visitadoras
(dramédia,
PER/ESP, 1999),
de Francisco J. Lombardi.
PER/ESP, 1999),
de Francisco J. Lombardi.
por Paulo Ayres
A síntese contraditória que faz toda a graça de Pantaléon y las Visitadoras é, obviamente, aquilo que chama a atenção no enredo: a absorção do serviço de prostituição pelo servidorismo militar. No entanto, esse movimento revela níveis mais profundos de reflexão onde a própria racionalidade formal fica exposta na sua tendência coisificadora, pois é no ambiente militar que a disciplinação ocorre de maneira mais acentuada através de seus ritos de compromisso e comportamento. Bom, alguém pode lembrar que a própria mercantilização do sexo — tão antiga na civilização quanto o exército — é uma expressão patriarcal de alto grau de coisificação nas relações sociais, porém, ela está determinada na sociedade, ao passar dos tempos, como um serviço marginal e singular, mediando contatos íntimos e isolando-os de uma ordenação mais sistemática. As duas categorias juntas, então, expõe o ápice dessa redução humana à coisa.
Baseada no romance homônimo (1973) de Mario Vargas Llosa, a dramédia criminal conta a história de Pantaleón Pantoja (Salvador del Solar), um capitão workaholic que recebe ordens dos superiores para organizar um prostíbulo secreto na floresta amazônica, visando atender os soldados peruanos que vivem em regiões afastadas. O servidor militar zeloso é a encarnação do racionalismo formal na sua busca exagerada de matematizar os fenômenos sociais e inserir o máximo de rigidez e produtividade possível numa determinada tarefa, por meio de estatísticas, planilhas, gráficos, pesquisas... Nesse sentido, as prostitutas são reorganizadas como componentes militares e suas atividades são padronizadas, inclusive cronometradas, evidenciando os tipos de instrumentalização que há nas duas funções.
Baseada no romance homônimo (1973) de Mario Vargas Llosa, a dramédia criminal conta a história de Pantaleón Pantoja (Salvador del Solar), um capitão workaholic que recebe ordens dos superiores para organizar um prostíbulo secreto na floresta amazônica, visando atender os soldados peruanos que vivem em regiões afastadas. O servidor militar zeloso é a encarnação do racionalismo formal na sua busca exagerada de matematizar os fenômenos sociais e inserir o máximo de rigidez e produtividade possível numa determinada tarefa, por meio de estatísticas, planilhas, gráficos, pesquisas... Nesse sentido, as prostitutas são reorganizadas como componentes militares e suas atividades são padronizadas, inclusive cronometradas, evidenciando os tipos de instrumentalização que há nas duas funções.
Apesar de a fotografia amarelada soar inconveniente corroborando com o estereótipo do olhar primeiro-mundista, o diretor Francisco J. Lombardi não pesa a mão condenando as duas mediações sociais retratadas; ambas se mostram como presenças típicas da nossa forma de sociabilidade, embora distanciadas por etiquetas moralistas. A mistura inusitada em Pantaléon y las Visitadoras está apenas em mover certas peças no tabuleiro e, assim, fazer com que prestemos mais atenção em certos estranhamentos cotidianos. Se há algo próximo de uma vilanização seria o radialista sensacionalista e mercenário, El Sinchi (Aristóteles Picho); embora ele, como fofoqueiro midiático, sirva como um comentador de hipocrisias pontuando a narrativa envolvente.
Contudo, a peça de movimento mais subversivo, nesse filme vencedor de sete Kikitos (2000), tem uma existência de desvio passageiro: La Colombiana (Angie Cepeda), uma lúmpen de beleza acachapante e responsável pela dissolução familista de Pantaleón. Os destinos cruzados terão, na reta final, um caminho tão burocrático quanto a burocracia e a tecnocracia ironizadas. Nesse sentido, a última reviravolta com fatalidade serve para compensar a mecânica ingênua que esse drama edificante defende — a tese: solucionando a abstinência sexual, os assédios e estupros diminuiriam muito ou até deixariam de existir — e, além disso, também serve para prestar uma continência patriótica a uma camada marginalizada; por outro lado, encaminha os acontecimentos desestabilizadores a uma reconciliação com o lar e o trabalho.
= = =
Lista de historical dramedy no subgênero crime fiction:
= = =
- Máfia realista
- Imitação da vida
- Digressão realista
- Espetáculo realista
- Paciência realista
- Astúcia da razão
- Posição aparente
- Cela antidialética
- Assunto pendente
- Vigilância comunitária
- Cidade naturalista
- Tempero naturalista
- Juízo posterior
- Delírio de grandeza
- Filtro amarelo
- Blitz familista
- Arquitetura realista
= = =
Nenhum comentário:
Postar um comentário